quinta-feira, 22 de abril de 2010

JK

Aniversário de Brasília. Um convite para almoçar em uma churrascaria ao lado da barragem do Lago Paranoá, trouxe à tona memórias que me deixaram nostálgica e com a certeza de que faço sim parte disso tudo. A churrascaria, que leva o nome do lago artificial é um restaurante pequeno, simples, com animais criados nos fundos, feito de madeira e que foi construído para dar suporte aos operários que construíam a barragem de contesão que deu origem ao Lago Paranoá e dá frescor à seca Brasília.

Não sei ao certo quando ou como conheci o lugar. mas lembro que sempre tive uma vontade enorme de parar lá, naquele lugar com faixas indicando "vende-se ovos frescos e galinha caipira". Depois que fui  a primeira vez, levei muitos amigos de fora da cidade e do Brasil para curtir a vista e tomar uma cerveja. Cheguei até a comemorar meu aniversário por lá.

O carinho pelo cenário bucólico, e tão diferente da moderna Brasília, me levou a escolher o lugar como tema para um trabalho do curso da minha pós-graduação. Junto com um belo grupo, desenvolvevos um plano de revitalização do lugar. Tivemos um enorme prazer ao entrevistar o filho do dono do restaurante - que também fazia as vezes de garçom e paramentado como tal - regado com cerveja gelada, churrasco de bode e rã frita!!

Pedi a um amigo que fizesse uma logomarca e criamos um slogan - mais como uma graça para dar um pouco de leveza ao projeto e que, aparentemente, serviria apenas para a nota da disciplina. Despertamos a curiosidade de quem não conhecia o restaurante e combinamos entregar ao dono o projeto, o que foi feito.

Meses depois a surpresa. O dono gostou tanto da idéia que mandou fazer uma placa nova para o lugar. Ele usou a logo e o slogan, criado com a ajuda da mente de um dos meus colegas da UnB - recém-chegado da Bahia - com bom humor e como uma homenagem, baseado nos relatos que colhemos sobre o lugar, frequentado diversas vezes por Juscelino.

E assim ficou... Churrascaria Paranoá - A preferida de JK! Se era mesmo a preferida dele, não tenho idéia, mas desde então passou a ser de muitos outros.

Nenhum comentário: