quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Sangue espanhol x sangue de barata


Agora estou em Mannheim, na Alemanha. Mas antes de falar da Alemanha (ainda tenho que ver mais, digerir e depois escrever) um comentário sobre Barcelona.

A cidade é linda, estava quentinho - tudo é quente comparado à Londres. Encontrei amigos, afilhado e mais nova integrante da trupe espanhola, a Maria Clara que ainda não tinha completado um mês de vida.

Barcelona - muitos vão discordar - me lembrou o Rio de Janeiro. Teve um momento, no táxi, que parecia que eu estava pegando o túnel em Copacabana - Botafogo!

Tudo muito lindo, o Centro e as Las Ramblas, a Praça Catalunia, o porto, a Praça Real e claro, o mais impressionante de tudo. As obras de Gaudi, como o Templo da Sagrada Familia e o Parc Guell. O cara é foda...

Agora, os bastidores: deu pra entender muita coisa sobre mim mesma nessa curta estada na Espanha. Todo mundo sabe do meu lindo e doce temperamento né?! Pois então, em 3 dias que estive por lá presenciei 2 discussões. A primeira, no mercado Las Ramblas. Eu e duas amigas passeando felizes e contentes e olhando todas as barraquinhas - como todos os outros turistas presentes - de comida, doces, verduras, peixes, blá blá blá.

Paramos em frente a uma delas e a vendedora, dona da venda, sei lá, deu um grito com a gente dizendo: "Não toquem em nada". A Fernanda, que mora lá e já tem as manhas, gritou de volta e lá foi... constrangedor, mas engraçado.

A outra ingrisia aconteceu às 5 da manhã do dia seguinte. Eu estava na estação para pegar o ônibus para Girona (de onde saía meu voo para Alemanha). Coloquei a mala no bagageiro e fiquei com minha mochila (com meus documentos, dinheiro, câmera e afins). Na hora que ia subir no ônibus, um cara começou a gritar comigo - entendam, ele estava GRITANDO - dizendo que eu não podia levar a mochila, que tinha que botar no bagageiro e tal. Com sono, preguiça e super cansas, olhei pra ele pra dizer que ali estavm meus pertences pessoais e que eu havia pego o mesmo ônibus para sair do aeroporto com a mesma mochila, mas nao deu tempo de dizer absolutamente nada. Quando vi, haviam 4 caras gritando comigo. "Voce é surda!? Não entendeu?! Tira essa mochila agora! Já avisamos! Nao quero saber, vc vai ficar!". E eu per-ple-xa!!!!!!!!!

Mas aí meus amigos... o MEU sangue espanhol subiu... comecei a gritar e a xingar de tudo quanto era nome, em portugues (até meu portunhol sumiu na hora do nervoso). E foi só eu começar a baixaria que eles pararam. Joguei minha bolsa no bagageiro, ainda xingando e subi no ônibus tremendo de raiva! Fora minha cara de pato olhando para os outros passageiros...

Imaginem se eu morasse por lá!

Nenhum comentário: